O que é o Hatha Yóga
Antes de abordarmos os benefícios advindos das práticas do ramo Hatha Yóga, vamos tratar brevemente sobre o mesmo.
Na atualidade, o Hatha Yóga e todo o seu conjunto de práticas simples e fáceis, vêm despertando o interesse de todas as camadas sociais do mundo, em função dos benefícios e bem estar que as mesmas propiciam aos praticantes.
Deixou de ser algo só para orientais há muito tempo e, de forma bastante rápida, espalhou-se pelo planeta, transformando-se em um método integral de reequilíbrio somatológico(emocional, nervoso e psicológico), beneficiando diretamente a estrutura eletro biológica, anatômica, fisiológica e cinesiológica. Com profundos efeitos positivos no sistema eletro imunológico e no glandular hormonal. Mas indo além e trazendo profunda harmonização interior e paz espiritual.
Benefícios advindos das práticas do Hatha Yóga
O Hatha Yóga, em seu aspecto mais comum é, o método prático e natural para a integração e harmonia da nossa essência interior, com o ,mundo exterior e com a própria natureza que nos rodeia. Esse método prático, desenvolve-se através de uma sequência de exercícios simples, que vão desde respiratórios(pranayamas), passando pelo relaxamento(nidra), pelos exercícios psicofísicos(assanas), pelos alongamentos suaves ou mais fortes, pela memorização e concentração(dharana) e após, dando sólida base para a meditação(dhyana).
E chegando-se assim, a diferentes estágios onde conseguimos atingir uma profunda serenidade e liberação que, quando ampliadas, nos levam a uma plenitude do ser(samadhi).
Os períodos de práticas, são momentos únicos e indescritíveis e que, nos seus estágios mais profundos, dificilmente podem ser traduzidos em palavras. E, podem ser caracterizados como desabrochar de uma rosaou como o instante divino em que o sol nasce no horizonte.
Mas num primeiro instante, esse conjunto de práticas, pode ainda ajudar-nos intensamente no reequilíbrio das nossas funções somatológicas e orgânicas. E diretamente, nas nossas estruturas psicomotora, neuromotora, locomotora e motora, atualizando, rejuvenescendo e fortalecendo as mesmas.
Serve ainda em casos específicos, para sanar problemas internos ou externos do organismo, tais como nódulos, celulites, estrias, bustos caídos, desvios de coluna não genéticos, gastrites, úlceras, colites, dores de cabeça, insônias, ansiedades, desajustes somatológicos em geral e outros.
Algumas orientações práticas
Para quem for praticar o ramo Hatha Yóga, as seguintes orientações irão ajudar muito, servindo como um "guia ou roteiro especial" para as praticas, antes, durante e após as mesmas.
O(a) praticante deverá fazer as suas práticas sempre com um(a) Profissional especializado(a) em um Instituto ou Escola.
A prática deverá observar uma série de orientações e pode ter diversos objetivos ou finalidades. Seu desenvolvimento nas práticas, não depende apenas do(a) Professor(a) mas acima de tudo, de você. O(a) Professor(a) pode ensinar e orientar corretamente, todavia, jamais realizar as práticas pelas pessoas.