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Benefícios

Yóga Clássico - Tradição, Seriedade e Ética - Quem Conhece, Confia
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O que é o Hatha Yóga

Antes de abordarmos os benefícios advindos das práticas do ramo Hatha Yóga, vamos tratar brevemente sobre o mesmo.

Na atualidade, o Hatha Yóga e todo o seu conjunto de práticas simples e fáceis, vêm despertando o interesse de todas as camadas sociais do mundo, em função dos benefícios e bem estar que as mesmas propiciam aos praticantes.

Deixou de ser algo só para orientais há muito tempo e, de forma bastante rápida, espalhou-se pelo planeta, transformando-se em um método integral de reequilíbrio somatológico(emocional, nervoso e psicológico), beneficiando diretamente a estrutura eletro biológica, anatômica, fisiológica e cinesiológica. Com profundos efeitos positivos no sistema eletro imunológico e no glandular hormonal. Mas indo além e trazendo profunda harmonização interior e paz espiritual.

Benefícios advindos das práticas do Hatha Yóga

O Hatha Yóga, em seu aspecto mais comum é, o método prático e natural para a integração e harmonia da nossa essência interior, com o ,mundo exterior e com a própria natureza que nos rodeia. Esse método prático, desenvolve-se através de uma sequência de exercícios simples, que vão desde respiratórios(pranayamas), passando pelo relaxamento(nidra), pelos exercícios psicofísicos(assanas), pelos alongamentos suaves ou mais fortes, pela memorização e concentração(dharana) e após, dando sólida base para a meditação(dhyana).

E chegando-se assim, a diferentes estágios onde conseguimos atingir uma profunda serenidade e liberação que, quando ampliadas, nos levam a uma plenitude do ser(samadhi).


Os períodos de práticas, são momentos únicos e indescritíveis e que, nos seus estágios mais profundos, dificilmente podem ser traduzidos em palavras. E, podem ser caracterizados como desabrochar de uma rosaou como o instante divino em que o sol nasce no horizonte.

Mas num primeiro instante, esse conjunto de práticas, pode ainda ajudar-nos intensamente no reequilíbrio das nossas funções somatológicas e orgânicas. E diretamente, nas nossas estruturas psicomotora, neuromotora, locomotora e motora, atualizando, rejuvenescendo e fortalecendo as mesmas.

Serve ainda em casos específicos, para sanar problemas internos ou externos do organismo, tais como nódulos, celulites, estrias, bustos caídos, desvios de coluna não genéticos, gastrites, úlceras, colites, dores de cabeça, insônias, ansiedades, desajustes somatológicos em geral e outros.

Algumas orientações práticas

Para quem for praticar o ramo Hatha Yóga, as seguintes orientações irão ajudar muito, servindo como um "guia ou roteiro especial" para as praticas, antes, durante e após as mesmas.

O(a) praticante deverá fazer as suas práticas sempre com um(a) Profissional especializado(a) em um Instituto ou Escola.

A prática deverá observar uma série de orientações e pode ter diversos objetivos ou finalidades. Seu desenvolvimento nas práticas, não depende apenas do(a) Professor(a) mas acima de tudo, de você. O(a) Professor(a) pode ensinar e orientar corretamente, todavia, jamais realizar as práticas pelas pessoas.

Entre as orientações, destacamos as seguintes

a) busque se possível, manter suas práticas sempre nos mesmos dias e horários, pelo menos duas (2) vezes por semana.

b) evite usar jóias, perfumes e maquiagens durante as práticas.

c) abstenha-se de alimentos sólidos nas duas horas antes e, de alimentos líquidos na primeira hora anterior às práticas.

d) mantenha-se em silêncio durante as práticas.

e) mantenha sempre a coluna suavemente ereta, sem tensões e a cabeça erguida na verticalidade da coluna.

f) respire tão somente pelas narinas, tanto a inspiração quanto a expiração, de forma clama, suave, profunda e harmoniosa.



g) na medida do possível, fora das aulas, dedique quinze (15) minutos diários a um relaxamento pessoal.

h) busque uma alimentação equilibrada e evite os excessos.

Use bastante cereais, vegetais, integrais, orgânicos, legumes, verduras, frutas, estévia, sal marinho, fibras, sucos naturais e água a vontade.

i) procure harmonizar-se com tudo que o cerca.

Cultive sempre o contentamento - Santosha - e uma atitude positiva, diante da vida e das pessoas.

Nunca seja negativo(a) e nunca se deixe abater por intrigas, mesquinharias, calúnias ou covardias de terceiros.


Observe com atenção estas simples orientações

Escolha um local calmo e silencioso. Se possível, o local deve ter uma boa ventilação. Evite iluminação artificial durante as práticas. Evite alimentar-se antes das mesmas. Coloque uma roupa solta, folgada e leve.
Se quiser, utiliza uma música suave.

Alguns exercícios práticos

a-) Deite-se no solo, confortavelmente, e feche os olhos. Respire só pelas narinas e bem devagar. Procure ouvir sua respiração. Permaneça assim, até ter a certeza de que conseguiu: soltar-se, relaxar-se.

Talvez no começo, tenha alguma dificuldade, mas isto é normal. Com o tempo, conseguirá bons resultados.

b-) Após isto, encolha ambas as pernas sobre a barriga e apoie braços e mãos levemente no solo. Daí, aos poucos, gire a bacia e as pernas, de um lado para o outro. Com calma. Por alguns instantes, da esquerda para a direita. Este exercício elimina dores na parte inferior da coluna, elimina dores nas pernas. Elimina prisões intestinais ou ventrais. Relaxa toda a bacia e lhe torna mais ágil, mais flexível, mais graciosa.

c-) Agora, simplesmente, na mesma posição, tire as mãos do solo e abrace as pernas. Também devagar, inicie um giro ou um balanço para um lado e para outro, com todo o corpo.


Relaxe bem o pescoço e a cabeça. Solte-se por dentro. Respire descontraidamente. Alivie qualquer tensão. Sinta todo o seu organismo sendo massageado internamente. Membros, juntas, articulações, órgãos e glândulas.

Perceba como sua respiração, vai sincronizando com seus movimentos. Depois vá parando aos poucos, e libere o corpo no solo novamente. Permaneça assim, em silêncio, de olhos fechados, respirando harmoniosamente.

d-) Após tudo isto, faça um longo espreguiçamento. Alongue-se, role no solo. Boceje alegremente. Sinta-se solta e leve. Mexa os braços, as pernas, o tronco. Faça algumas caretas engraçadas. Pode rir se sentir vontade. Sente-se lentamente. Levante-se da mesma forma e olhe no espelho. Descubra outra pessoa à sua frente. Outra mulher, mais disposta, alegre, bonita, mais tranqüila e mais preparada para as agitações do dia-a-dia. Veja tudo o que o Hatha Yóga pode proporcionar a você, e acima de tudo, utilize o mesmo para prevenir-se contra o stress.





Este Site é da Equipe Yóga Clássico em Homenagem ao Professor Claudio Duarte