Olhando para a Atualidade
O que é o Yóga
O Yóga, em seu aspécto mais comum, que é o que vamos analisar, é o Hatha Yóga, conhecido mundialmente e o ramo mais praticado entre todos no planeta, já que suas práticas são simples, confortáveis e fáceis e geram não só um amplo equilíbrio somatológico - emocional, nervoso e psicológico - mas também em toda a estrutura orgânica, no sistema imunológico e no endocrino, em todo o seu conjunto glandular-hormonal.
É adequado a qualquer pessoa, a partir dos sete(7) anos de idade, sem limites, e desde que respeitadas as condições de cada praticante.
O mais importante, é que as técnicas ou exercícios do Hatha Yóga, se adaptam às pessoas e não, as pessoas aos exercícios, isto, de forma natural e benéfica.
E o resultado das práticas para as pessoas, é uma integração e harmonia, entre a nossa essência interior, com o mundo exterior e com o próprio universo.
Esse caminho prático, ocorre através de uma seqüência de exercícios, que vão desde os respiratórios, passando pelo relaxamento, alongamentos suaves, exercícios psicofísicos, memorização, concetração e podendo até mesmo,
atingir o estado de meditação. Chegando-se assim, a um estágio onde conseguimos obter uma profunda serenidade e liberação, que quando ampliadas, nos levam a uma plenitude do ser. Tais momentos, podem ser caracterizados como o desabrochar de uma rosa ou como o instante divino em que o sol ou a lua surgem no céu! São momentos únicos, indescritíveis e que dificilmente podem ser traduzidos em palavras.
Este conjunto de práticas simples e fáceis do Hatha Yóga, em um primeiro instante, pode ainda ajudar-nos intensamente em nossas funções psicofísicas e também nas psicomotoras - em especial na coordenação - e servindo em casos específicos para sanar problemas internos ou externos do organismo, como nódulos, celulites, estrias, bustos caídos, desvios de coluna não hereditários, gastrites, úlceras, colites, dores de cabeça, insônias, ansiedades, desajustes somatológicos(emocional, nervoso ou psicológico), depressões, sindromes e muitos outros.