Loading...

Quem pode praticar

Yóga Clássico - Tradição, Seriedade e Ética - Quem Conhece, Confia
Home / Quem pode praticar

QUEM PODE PRATICAR YÓGA

Qualquer pessoa pode praticar o Yóga ou seu ramo Hatha Yóga, a partir dos sete anos. Não há restrições quanto à raça, condição social, econômica - financeira ou credo religioso. O que deve ser observado rigorosamente e respeitado, é a condição de cada pessoa. Como ela esta somatologicamente e quais suas possibilidades.

Antes de se admitir um (a) praticante, é necessário a solicitação de 'atestado de saúde' ou de 'atestado médico', dependendo de cada situação, de uma entrevista prévia, da elaboração de uma anamnese e de avaliação condicional.



A partir da observância destes elementos básicos, o(a) interessado (a) será admitido (a) no nível básico para principiantes e, toda a sua prática será desenvolvida com moderação, ponderação e bom senso. Nunca deverá ser realizada com pressa ou com movimentos bruscos, e sim, com muita serenidade, com movimentos calmos, e respiração suave somente por ambas as narinas.

Tudo isso é muito simples, fácil e esta ao alcance de qualquer pessoa, em qualquer momento da vida ou condição. Basta programar períodos diários em dois (2) dias da semana - ou um - e iniciar as práticas.

OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE PRÁTICAS NAS PRÁTICAS

É importante frisar que, em geral há quatro (4) estágios de desenvolvimento dentro do Hatha Yóga.

a) O básico para principiantes, onde a média - média variável - de duração é de dois (2) anos.

b) O intermediário, onde a média de duração também pode chegar a dois (2) anos.

c) O técnico, cuja média de duração também pode ser de dois (2) anos.

d) E o avançado, que pode ser inciado depois deste período acima, mas não necessariamente.

QUEM MINISTRA AULAS DE YÓGA OU DO RAMO HATHA YÓGA

Há que se esclarecer que, quem ministra aulas de Hatha Yóga, são Professores(as) formados em um "CURSO PARA FORMAÇÃO DE - PROFESSORES DE YÓGA" regular, cuja duração média é de dois anos letivos, envolvendo aulas presenciais, trabalhos mensais, monografia no primeiro ano, e trabalho de conclusão de curso(TCC) no segundo ano letivo.

Paralelamente, há visitas a empresas, participação em eventos da área e a instituições. Em geral, um curso desta natureza é reconhecido pelas



Associações Estaduais de Yóga, não tendo nenhum vínculo com cursos de outra natureza, já que trata-se de curso com currículo específico sobre Yóga e suas estruturas gerais, teoria, filosofia, práticas e metodologia integrada.

E não se pode confundir sob nenhuma hipótese, aulas de Yóga ou do ramo Hatha Yóga, com aulas de Educação Física ou quaisquer outras, sob pena de incorrer-se em grave erro, em função da imensa diferença entre estas duas diferentes escolas, seus métodos e filosofias.


Este Site é da Equipe Yóga Clássico em Homenagem ao Professor Claudio Duarte